segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Diferença entre as ONDAS...

Outra duvida muito comum é com relação aos tipos de ondas que formam a espessura do papelão ondulado.

Apesar de encontrarmos muitos tipos, principalmente provindo de materiais ondulados em outros países, nos concentraremos aqui nos tipos de ondas mais comuns no mercado nacional.



Chamamos de papelão com ondulação simples aquele com uma única onda, este é formado por uma folha de papel que chamamos de capa externa, uma folha interna ondulada que chamamos de papel miolo, e por outra folha de papel que chamamos de capa interna. A união destas três folhas forma o papelão de onda simples ou simplesmente duplex.

A espessura e conseqüentemente o espaçamentos da ondulação do papel miolo que determina o tipo de onda, que no Brasil se limita em três tipos principais:



Onda "E" ou micro ondulado com 1,30 a 1,90  milímetros de espessura


Onda "B" com 2,50 a 3,10  milímetros de espessura


Onda "C" com 3,50 a 4,10  milímetros de espessura



Chamamos de papelão com ondulação dupla ou tríplex aquele composto por duas ondas, este é formado por uma folha de papel que chamamos de capa externa, uma folha interna ondulada que chamamos de papel miolo, outra folha de papel que chamamos de capa intermediaria, outra folha de papel interna ondulada também chamada de miolo, e finalizado por outra folha de papel que chamamos de capa interna. A união destas cinco folhas forma o papelão de onda dupla ou simplesmente tríplex.

Normalmente o papelão de onda dupla ou tríplex e formado pela união de dois tipos de onda, a onda "B" com a onda "C" dai o seu nome "BC".






Onda "BC" com 5,80 a 6,80 milímetros de espessura






Alguns fornecedores de papelão ondulado estão inovando com lançamentos de chapas de papelão ondulado com três camadas de ondulação, denominado de triwall, ou simplemente três ondas, porem ainda pouco empregado em projetos se apresentando como mais uma opção.




Triwall com 7,10 a 8,50 milímetros de espessura

Existem outros tipos de composições provenientes da união de várias chapas coladas uma a outra, o que chamamos de onda múltipla. Porem para este tipo de material não há uma regra especifica ficando por conta da necessidade do projeto o tipo de aplicação.




Onda Múltipla com espessura indeterminada



A espessura dos materiais são representadas em milímetros como já verificamos nos exemplos acima, podendo ter uma variação por conta do estado do rolo corrugador (cilindro que dá forma ondulada ao papel).

O rolo corrugador quando novo remete ao papelão a espessura desejada, porem com o passar do tempo o atrito gerado pelo contato do papelão vai desgastando as ranhuras do corrugado ocasionando perda de espessura ao papelão.



 
Rolo Corrugador





A perda de espessura gerada pelo desgaste do rolo corrugador é esperada, assim as especificações da espessura do papelão já conta com uma pequena variação. Quando a espessura chega ao limite da variação especificada, o rolo é substituído pelo fabricante de papelão ondulado. 









Papelão quando sai do Rolo Corrugador


A maquina que ondula o papelão é chamada de Onduladeira e produz diversas larguras de papelão, mas esta fica para uma próxima postagem ok?


Onduladeira



 Acesse este link e assinta uma onduladeira em funcionamento!!!


Forte Abraço a TODOS!!!

5 comentários:

Painel disse...

Tenho interesse numa representação de caixas de papelão p/grande P.Alegre/RS

Bella Facas disse...

Muito boa a explicação sobre papelão.
Aproveito para deixar meu contato, somos fornecedores de facas para corte e vinco plana e rotativa.
Bella Facas - facas para corte e vinco
(47)3371-8232
www.bellafacas.blogspot.com.br

dorigondobrasil disse...

Dorigon máquinas
Um resumo perfeito.
E acompanhando a empresa Bella Facas, deixo também nossa apresentação.
Somos fabricantes de máquinas Acopladeiras, Cortadeira rotativa e Corte e Vinco.
(11)2254-4695 (11) 2746-4244
www.dorigondobrasil.com.br

Unknown disse...

ola teria o contato de fornecedor de microondulado em chapas

Unknown disse...

Gostei do conteúdo.