quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Qual é a diferença entre Caixa Normal e Corte e Vinco?

Pessoal, às vezes me deparo com uma questão que para muitos de nós é bastante simples, mas que gera grande confusão para nossos amigos iniciantes. Sim estou falando da diferença entre caixa corte e vinco e caixa normal ou mesmo maleta normal como chamamos. Esta diferença é bastante simples, basta atentarmos para os detalhes de cada um destes tipos de caixas e aprender sobre seus processos de produção.

Caixa Normal ou Maleta Normal

As caixas normais ou maletas normais podem ser produzidas através de um processo mais simples, onde se emprega a utilização do riscador ou vincadeira, da impressora e das maquinas de fechamento com cola ou grampo.
                                                                                                                                                                                                                                                                                           
Riscador ou Vincadeira
As chapas de papelão ondulado podem sair da onduladeira já cortadas e vincadas, mas nem sempre é possível realizar este processo principalmente quando as caixas são pequenas e as limitações da onduladeira impedem a separação das chapas ou mesmo a vincagem. Dai se utiliza o riscador ou vincadeira para separar a folha em pequenos pedaços ou mesmo realizar vincos conforme o projeto em questão.

  
  


Impressora

Com as chapas que podem vir prontas da onduladeira ou contadas e vincadas pelo riscador, se ajusta a impressora onde vincos do comprimento e da largura, juntamente com o lap (orelha de colagem), impressão e slotes (etalhes que dão forma as abas), dão forma a caixa ficando praticamente pronta só restando então fechamento do lap, que pode ser com cola ou grampo conforme especificação do cliente.





 
Caixa Corte e Vinco
A caixa Corte e Vinco já necessita de um projeto mais elaborado, onde não há limitação para a criatividade dos projetistas podendo-se criar uma infinidade de modelos para as mais diversas necessidades. Por ter em sua construção cortes e vincos específicos com graus, ângulos, cortes picotados ou não, sua produção não pode ser limitada ao uso da impressora cabendo aqui a utilização de moldes que chamamos de facas. 




Facas

As facas são preparadas de acordo com o projeto aprovado pelo cliente, são placas de maderite marítimo que cortadas se abrem lacunas para a fixação das laminas de corte e de vinco, onde também se fixam borrachas para que quando a prensa exercer a pressão do papelão contra as laminas o mesmo possa ser cortado e ao mesmo tempo ejetado sem possibilidade deste ficar preso a faca.




Corte e Vinco
As facas são fixadas e ajustadas a prensa de corte e vinco onde com as chapas impressas ou não, serão simultaneamente cortadas e vincadas dando forma a embalagem em questão, estas embalagem pode necessitar ou não de fechamento com cola ou grampo dependendo de seu projeto de construção. Um bom projeto geralmente é concebido sem a necessidade de fechamento onde por processo de dobragem a embalagem é travada e montada. 



As maletas normais ou caixas normais podem ter vários modelos como aba normal, aba total, abadeira, telescópica, tampa e fundo, bandeja, etc... Porem nosso interesse agora é somente informar sobre a diferença entre uma caixa corte e vinco e uma caixa normal, onde os tipos de caixas normais vamos deixar para uma próxima oportunidade. Esperamos poder ter ajudado com estas informações.


Forte Abraço a Todos...



Nenhum comentário: